A Patagônia é uma região absolutamente especial. E poderíamos até dizer que estamos em outro planeta! Ela compreende a parte mais meridional (extensão sul) da América do Sul numa faixa onde Bariloche está em seu extremo norte, e Ushuaia em seu extremo sul. Dois países dividem a Patagônia: Argentina e Chile, separados pela Cordilheira dos Andes, e ambos oferecem atrações incríveis para os seus visitantes.
É um paraíso de lugares únicos como na cidade de El Calafate (província de Santa Cruz, na Argentina), que é a base para explorar os impressionantes glaciares (geleiras, em português).
El Calafate é a cidade mais próxima do Parque Nacional Los Glaciares (cerca de 80 quilômetros de distância), onde se localiza a maior geleira em extensão horizontal do mundo: o Glaciar Perito Moreno, que constantemente te, diminuído a sua área devido ao aquecimento global. O glaciar tem 250 km2 de área e paredes de até 60 metros de altura em relação ao nível do Lago Argentino, onde está localizado. Por isso, muitos dizem que ele é a Amazônia de água sólida. O Parque Nacional Los Glaciares, por sinal, apresenta um dos fenômenos naturais mais fascinantes do planeta: o espetáculo da ruptura, um fenômeno que não acontece com frequência, mas a todo o momento pequenos pedaços de gelo se desprendem e provocam estrondos. Além disso, abriga o Lago Argentino, o Lago Viedma e inúmeros glaciares, no qual o Perito Moreno é o mais famoso e conhecido, devido a sua facilidade de acesso, pois basta acessar as passarelas que possuem vista de ponta a ponta para estar diante deste gigante branco-azulado. Também se pode fazer o Minitrekking, uma caminhada na superfície da geleira (com uns grapões para garantir maior aderência na neve) para explorar o Perito Moreno, e degustar o Uísque servido com pedras de gelo extraídas do glaciar. Estando lá, a imponência do Perito Moreno realmente impressiona e não há palavras para descrever o impacto da primeira visão, da segunda e de todas as visões da gigantesca geleira.
Leave a Reply