Marrakech, a cidade vermelha (devido à cor da sua arquitetura), é uma das mais conhecidas do Marrocos e uma das mais espetaculares do mundo.
Tem vários monumentos considerados patrimônios da humanidade, como a Mesquita Koutoubia, o Palácio Bahia, os Jardins de Menara e os Túmulos Saadianos (Tombeaux Saadiens).
Além disso, um passeio imperdível é caminhar sem rumo pelas ruelas da Medina (significa Cidade Antiga, em árabe), na parte histórica, para sentir como pulsa Marrakech.
Dentro da Medina está a praça Jemaa el-Fna ou Djemaa el Fna, que é a principal e mais célebre praça da cidade, e uma das mais movimentadas do continente africano. E que também foi declarada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Segundo a história, até o século XIX, era palco de muitas decapitações. Hoje, é lugar de muita alegria, confraternização, cor e vibração. É uma praça mágica, sem dúvida, e onde poderemos encontrar o que há de melhor no Marrocos. É o coração de Marrakech!
O ideal é visita-la em 2 momentos, seja durante o dia ou à noite. Pela manhã ou tarde, para tomar um suco fresco de laranja de um dos muitos vendedores. Assim como, para se impressionar com os domadores de serpentes e macacos. Durante a noite, para ver a quantidade de pessoas, sejam turistas ou locais, naquele grande espaço aberto. Para comer alguma iguaria marroquina nas centenas de tendas de comes. Para pechinchar em alguma loja. Para fazer uma tatuagem de Henna.
Por sinal, as tatuagens de Henna são tradicionalmente usadas nos casamentos, e também são um símbolo de boa sorte, saúde e sensualidade no mundo árabe. Por exemplo, na véspera da oficialização do casamento, é realizada na casa dos pais da noiva a “Festa da Henna”, na qual participam familiares e amigos. Durante a celebração, são pintadas, com Henna, as mãos e os pés, sempre com o intuito de proteger a noiva contra o mau olhado.
A pechincha, ou a arte de bem negociar, é exigida e faz parte da tradição do mundo árabe. E no Marrocos é famoso! Dica: comece a negociação pedindo um valor equivalente a 40% ou 50% do original, e não pague mais de 60% do preço inicial.
Outro lugar lindíssimo de Marrakesh é a Madrasa Ben Youssef, que era uma escola onde alunos já formados na Universidade faziam uma espécie de curso de especialização. Somente os mais brilhantes eram escolhidos para estudar na Madrasa, onde eles também moravam e rezavam, saindo apenas às sextas-feiras. A decoração é impressionante, com piso em mármore e azulejos pintados à mão.
Leave a Reply