A Rússia, um dos países mais influentes na política mundial, foi sede da última Copa do Mundo de futebol.
Moscou, que é a maior cidade e capital da Rússia, foi o principal destino para os visitantes durante a Copa. E também foi sede dos principais jogos da Copa do Mundo (8 jogos da 1ª fase distribuídos em 2 estádios, 2 jogos das Oitavas de Final, uma das semifinais e o local da final da Copa, em 15 de julho de 2018).
A Seleção Brasileira estava classificada e, na 1ª fase, fez o seu 3º jogo, justamente, em Moscou. Muitos brasileiros, entre eles eu, viajaram para a terra dos Czares e da Vodka para acompanhar o time de Tite, Neymar, Gabriel Jesus, Marcelo, Geromel e cia.
É claro que em um país de dimensões continentais (é o país com maior área do planeta – tem 2 vezes o tamanho do Brasil), estar somente na capital russa não te fará conhecer todas as influências históricas e culturais dos países que antigamente faziam parte da URSS, mas certamente terás uma bela noção da Rússia, pois Moscou é uma cidade magnífica e, agora, está bem adaptada ao turismo. Por isso, recomendo conhecer São Petersburgo, Sochi, Kazan e Samara, que também serão sedes da Copa, e por onde o Brasil deve passar na busca pelo Hexa.
Moscou, por sinal. é a megacidade mais ao norte na Terra, a segunda cidade mais populosa da Europa, atrás de Istambul, e a sexta cidade mais populosa do mundo. Sua população já ultrapassou os 12 milhões.
As principais atrações de Moscou se concentram na Praça Vermelha (uma das praças mais famosas do mundo) ou nas proximidades da praça. Nesta área estão o Mausoléu de Lênin (onde está em exibição o corpo embalsamado de Vladimir Lenin, o fundador da URSS), a Catedral de Kazan de Moscou, o lindo Shopping GUM, o Museu Histórico, a imponente Catedral de São Basílio e, o Kremlin. 2 dias inteiros talvez seja o ideal para conhecer todos eles. E atenção para o horário de abertura de cada um (por exemplo, o Mausoléu de Lênin só abre pela manhã).
O complexo arquitetônico do Kremlin, é a sede do governo russo, e uma fortaleza com muitas praças, jardins, palácios, igrejas, armas, tesouros, ou seja, muita história. E, diariamente, acontece a troca da guarda, de hora em hora, das 8h às 20h. Imperdível!
E é claro que não é só isso que devemos conhecer. Todas as estações de metro de Moscou são um espetáculo à parte (temos que admirar e fotografar!); o Teatro Bolshoi é espetacular, e o calçadão Arbat, repleto de muitas lojas, cafés e restaurantes, certamente irão disputar a nossa atenção. Além disso, conhecer os parques Gorki e VDNH são excelentes opções para entender e sentir o espirito moscovita.
Leave a Reply