Oslo é a capital e maior cidade, assim como é o centro cultural, econômico e governamental da Noruega. É considerada a cidade mais cara do mundo! Prepare o bolso quando for visitá-la.
Não é tão bela como as vizinhas capitais escandinavas (como Copenhagen, Estocolmo e Helsinque), mas é uma cidade muito agradável e que merece ser conhecida.
Entre as suas atrações estão:
1) O Museu do Navio Viking, é um museu relativamente simples, mas que preserva 3 embarcações originais e muitos objetos dos exploradores nórdicos. O barco viking mais bem conservado da Noruega está lá e isso já vale a visita.
2) O Parque de esculturas Vigeland, dentro do Frogner Park, que é constituído de mais de 200 esculturas em bronze e granito do escultor norueguês Gustav Vigeland. As esculturas são de formas humanas em diversas posições e expressam sentimentos;
3) O Museu do Navio Polar Fram, que foi construído para guardar o navio Fram, utilizado por heróis nacionais. O turista passa a conhecer mais da história deste país e dos desbravadores do Polo Ártico, que superaram tantas dificuldades em suas navegações;
4) The National Gallery (A Galeria Nacional), que tem um grande acervo de obras impressionistas e de Picasso. Este museu é famoso pelo quadro O Grito, um dos maiores ícones culturais surgidos de uma pintura. A tela é uma das quatro versões da criação de Edvard Munch – duas estão no Munch Museum, também em Oslo, e a outra em uma coleção particular. Na foto, eu faço uma expressão de grito (sem gritar, é lógico!), para homenagear o quadro mais famoso de Munch.
É também a porta de entrada do país, para os turistas que desejam visitar Tromso (foto em um parque durante o inverno), a cidade ao norte da Noruega que é conhecida como “a capital da Aurora Boreal”, já que ela se encontra na região (latitude 70 graus norte) onde as Luzes do Norte (Northern Lights) aparecem e nos impressionam.
Leave a Reply