Os Emirados Árabes Unidos são uma nação da península Arábica localizada no Golfo Pérsico. São formados por sete (7) monarquias árabes, cada uma com soberania, chamadas Emirados (que são equivalentes aos Principados, como os de Mônaco, Andorra ou Liechtenstein). Dentre os sete emirados, destacam-se Abu Dhabi, a capital dos Emirados; e Dubai, a maior cidade do país.
Hoje, as 2 cidades são casos de sucesso e travam uma muito bem-vinda disputa pelos turistas que visitam os Emirados Árabes. Inclusive, cada uma tem investido pesado na construção de atrações, principalmente nos últimos 10 anos. Sorte de quem já visitou ou vai visitar os Emirados. E, por isso, sempre vem a pergunta: Dubai ou Abu Dhabi? Eu responderia: Dubai e Abu Dhabi. Cada uma tem atrações imperdíveis que merecem a visita.
Por sinal, antigamente, elas tinham pouca importância no Golfo Pérsico, mas no século 20, com o uso incessante dos lucros da exploração do petróleo se transformaram em metrópoles onde a megalomania dita completamente a arquitetura das construções e o espírito dos seus empreendedores.
Em Dubai, encontramos o prédio mais alto do mundo, o Burj Khalifa, com 828m de altura e 163 andares, é o ícone da cidade. Demorou 6 anos para ser construído e custou mais de 1,5 bilhão de dólares. Oferece 2 andares onde os turistas podem ver sua estrutura e ter visões fantásticas de Dubai. O mais alto fica no 148º andar do prédio, a 555 metros sobre o nível do solo. Outro destaque é o Burj Al Arab, que é um dos hotéis mais luxuosos do mundo, e é conhecido pela sua arquitetura que lembra um veleiro no meio do mar.
E Abu Dhabi é a cidade que pode encantar os amantes da velocidade. A capital dos Emirados abriga o autódromo Yas Marina que recebe todos os anos a última corrida da temporada da Fórmula 1.
Por causa do calor sufocante do Golfo Pérsico, Dubai tem paradas de ônibus com ar condicionado, completamente fechadas, por sinal. Basta solicitar e o ônibus irá parar. Além de parques aquáticos, com o Wild Wadi, para que os turistas possam se refrescar. Evidentemente, que todos os hotéis, restaurantes e shopping têm ar condicionado a todo o vapor.
Abu Dhabi, por sua vez, tem um dos mais lindos templos muçulmanos do mundo: a grande mesquita Sheikh Zayed, que tem capacidade para 41 mil fiéis. Tem mais de 1000 colunas e lustres banhados a ouro de 24 quilates, fora que é coberto pelo maior tapete do mundo.
E, mesmo estando no meio de uma região desértica e com muito calor, você pode ter experiência com neve em Dubai. Artificial, claro. A maior pista de esqui indoor do mundo está lá, a Ski Dubai. Você certamente ficará com a impressão de estar em um resort das grandes estações da América do Sul, nos Andes.
Além de uma pista que recebe corridas de Fórmula-1, Abu Dhabi tem um parque temático da Ferrari, o Ferrari World, onde podemos se aventurar na montanha-russa mais rápida do mundo (a Formula Rossa), cujos “carrinhos” chegam a 245 km/h em menos de 5 segundos. Já estive no parque e é simplesmente sensacional! Fora ver os carros da Ferrari, claro.
E, Dubai, além de ter o mais alto edifício do mundo, tem o shopping com maior área construída do planeta. É o Dubai Mall, tem que mais de 500 mil m2 e abriga mais de 1200 lojas. Dentro do Shopping ainda temos um aquário enorme e uma pista de patinação no gelo.
E Abu Dhabi também tem edifícios com arquitetura diferenciada e bastante moderna. As torres Bahar, que são sedes do Conselho de Investimentos de Abu Dhabi e de um banco, possuem uma fachada externa composta por 2 mil elementos em forma de favo de mel, sendo que tem a maior fachada computadorizada do mundo.
Leave a Reply