A Turquia é um dos países mais visitados do mundo por turistas e sempre em evidência entre os brasileiros.
A cidade de Istambul, capital turca, foi fundada há mais de 2600 anos e já foi chamada de Bizâncio e Constantinopla. É uma cidade antiga, mas ao mesmo tempo contemporânea, onde muralhas, palácios e mesquitas se misturam com prédios modernos e pontes monumentais.
A Ponte de Gálata, por exemplo, une as duas partes europeias de Istambul, atravessando o estuário do Corno de Ouro, no local onde se situava o principal porto da antiga Constantinopla (foto em anexo).
Uma viagem à Turquia não estará completa se o roteiro não incluir um voo de balão na Capadócia, mais precisamente saindo da cidade de Goreme. Este passeio é, sem dúvida, um dos pontos altos da viagem. É uma daquelas coisas que você precisa fazer antes de morrer. O custo é alto, sempre acima dos 120 euros por 1 hora de voo, mas realmente vale cada centavo e é muito seguro.
Na prática, os turcos perceberam que o local era perfeito para a prática do balonismo, com as condições climáticas ideais e um cenário incrível, e se tornou a fonte principal do turismo na região.
Outro tesouro da Turquia é o complexo Pamukkale (“castelo de algodão”, em turco) que é um conjunto de piscinas termais de origem calcária que com o passar dos séculos formaram bacias gigantescas de água que descem em cascata numa colina. A formação do Pamukkale deve-se aos locais térmicos quentes por baixo do monte que provocam o derrame de carbonato de cálcio, que depois solidifica como mármore. Em 1988, ele foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO.
Leave a Reply