Istambul, a antiga Constantinopla, é a maior cidade da Turquia (não é a capital do país, como muita gente imagina), a mais populosa da Europa e a quarta maior do mundo. Em sua maioria, a população é formada por muçulmanos, mas há muitos laicos e uma minoria de cristãos e judeus, fazendo com que haja um grande cruzamento de culturas. Istambul ocupa as margens do Estreito do Bósforo, que separa a Europa da Ásia — o que faz dela a única cidade que ocupa dois continentes.
Ou seja, Istambul tem um pé no oriente e no ocidente. E essa posição geográfica diz muito sobre esse lugar. No lado asiático, por exemplo, vemos mesquitas e mulheres cobertas com véus. No europeu, uma grande metrópole que está cada vez mais alinhada com a União Europeia. A Ponte de Gálata une as duas partes europeias de Istambul, atravessando o estuário do Corno de Ouro, no local onde se situava o principal porto da antiga Constantinopla.
O Grand Bazaar é uma das principais atrações (se chama Kapali Carsi em turco) e é um mundo à parte! São mais de 60 ruas cobertas. onde podemos comprar de tudo, de artesanato turco a roupas de couro.
Outro muito famoso é o Bazar de Especiarias, também conhecido como Mercado Egípcio (se chama Misir Çarsis em turco), pois foi rota das caravanas que saíam da Índia e da Ásia com especiarias rumo ao Egito. Localizado próximo à Ponte de Gálata e em frente à Mesquita Nova, é um bazar com muita história em meio às delícias turcas e às especiarias.
Recomendo também fazer um cruzeiro pelo Bósforo (foto), pois ele é a essência de Istambul. Na embarcação, terás uma bela vista das duas partes da cidade.
Leave a Reply